segunda-feira, 3 de novembro de 2003

"LICENÇA DE CAÇA ... COM PERDIGÃO"



"Procedia-se a um julgamento, em tribunal cível do porto, presidindo o distinto magistrado Dr. Albuquerque D. F. C., e intervinham como advogados os considerados causídicos Drs. A. Perdigão e A. César. Estes não se davam bem, chegando a beliscar-se publicamente, embora muito cordialmente sempre. É usança aborrecida, mas ainda mais vincada na classe médica, como facilmente se observa na grande maioria das comarcas. «Adlante com los faroles...»
Neste processo de agora, os comentários em volta da discussão azedaram demasiado, rapidamente se alvejando com voz e gestos exaltadíssimos! O inteligente e simpático Juiz Albuquerque Dias interveio, com justo receio da progressão do aumento dos tempestuosos arrufos:

- Os Colegas, permitam-me uma observação; entendo que por vezes excedem-se sem necessidade alguma, parecem capazes de se fulminar! Bem sei que depois da tempestade vem a bonança, mas há imprevistos …
- Perdão, atalhou rapidamente o Dr. César, fixando de soslaio o colega «Perdigão», ao mesmo tempo que puxava pela carteira …
- Comigo, senhor Dr. Juiz, escusa V. Exa. de preocupar-se, por que «tenho licença de caça ...»" [Montalvão Machado, in O Bom Humor nos Tribunais, 1967]