sexta-feira, 31 de outubro de 2003

FIGURAS PITORESCAS



"Quando eu, rua, per vós vou
Todolos traques que dou
São suspiros de saudade!
" [Gil Vicente]

O Especialista – Eis o talentoso profissional da análise politica. As suas sabatinas nos telejornais, de muito atrevimento, são avidamente soletradas pelos indígenas, que vêm nele um enxerga democracia de muita estimação. Oh clemência! Quando investe à desfilada sobre a coisa pública, esbanjando nonchalance, o terror invade as quatro assoalhadas de um qualquer professo ministro, secretario, guarda-nocturno ou, mesmo, um simples Tribunal. O seu pensamento íntimo está prenhe de descomposturas aos prevaricadores. Que o diga Madame Catalina. Como "em cada português esconde-se ou tresanda um inquisidor" [Pacheco, o Luiz], o especialista é sempre um facundo crítico de qualquer coisa, e o bom e nobre cidadão não se inibe de participar, porque muito matutou no que o especialista pensou.

O Psi - Analisa as misérias do Ego, observa cenas infantis patogénicas, descreve histerias de defesa e perversões outras. Viciado em pulsões de autoconservação, profundo conhecedor da inveja do pénis, o especialista frequenta por vezes o Tribunal, a TV e os jornais. Quando entrevistado o especialista boceja de tédio. Têm a monomania, o Psi, de se recomendarem uns aos outros em rituais ruidosos. Por vezes não trazem o canudo, o que não os impede de serem muito felizes. E darem muitas consultas.

O Xico Esperto – Ouve com atenção o Mister pregar antes, durante e após os jogos. Já bichanou que estava zangado com o mundo, a cidade e a relva. Está na moda, o que o faz dar reprimendas aos colegas, adversários de preferência. É tratado com toda a ternura filial pelo Mister-Pregador, que capricha em sua defesa, mesmo fora da sacristia dos balneários. O Xico Esperto alarda certezas. Eis a última atribulação do Xico Esperto, contada pelo próprio: «O processo disciplinar é injusto, pois não se tratou de uma agressão. Com a expulsão, limitei-me a dar-lhe a chuteira porque já não iria precisar dela, mas a minha intenção nunca foi a de agredir». Disse!

O Pregador – Com pose de passar à posteridade, o Pregador recita as melhores produções do seu reportório, em constantes conferências de imprensa e entrevistas a desoras, que aprendeu na estranja enquanto emigrante. Quando fustigado, confessa que gosta. É masoquista assumido. Por vezes diverte o público com palhaçadas, sempre com ar expressivo, queixando-se deste "mundo vil e suado" que não o sabe merecer, o que não o impede de bramir o bastão cultural futebolês. Aqui, choram as desvalidas peixeiras da Ribeira, enquanto conhecidos desordeiros tecem as mais belas florações ao talento do Mister. Este abalizado teórico é um Mouro de trabalho, entre o riso e o tédio do País. Bem-haja!

Blog d’arromba – O arreabátapageviews está de volta. Zelador da sanidade intelectual da praça, pretende correr a pau e tecla os mendigos da blogosfera. Traz consigo um homem-a-dias, para entrevistas de circunstância, que lhe distribui os prospectos, enquanto se apresta a vender, agora, os últimos figurinos de literatura liberal ao povo cão. Servente de uma "escrita [que] é um exercício onde" comunica "algo de muito profundo", o regressado apóstolo tacteia, ainda, o campus da lide literária em prosa de pé quebrada, encontrando-se, por ora, a medir a dureza da posição de escriba virtual. Sentimentalão nas suas croniquetas escrituradas, atrevido nos seus cariciosos borrões, vai ser um florilégio encantador para debutantes de literatura para ociosos. Assim se espera. Para que haja sempre um intelectual insuspeito por detrás de cada blog. É dar-lhe para a frente, Dom Coutinho!