quinta-feira, 10 de julho de 2003

BOLETIM BIBLIOGRAFICO Nº15 DE LUÍS BURNAY


Acaba de sair o Boletim Bibliográfico do Livreiro-Antiquário Luís Burnay, totalmente dedicado à bibliografia. Há muito que não tínhamos acesso a um conjunto tão expressivo de livros (684 exemplares) sobre a temática bibliográfica. Tudo é excelente para consulta bibliográfica e desde logo para bibliófilos. Refira-se:

- Bibliotheca Lusitana, de Diogo Barbosa Machado, 4 vols; Dicionário Bibliográfico Português de Inocêncio F. Silva e Brito Aranha, 25 vols; Livros Antigos Portuguezes1489-1600 da Biblioteca ... El-Rei D. Manuel, 3 vols; Catálogo da notável ... livraria ... do ilustre bibliófilo conimbricense Conde do Ameal [Josão Correia de Campos], 1924; Catálogo da ... livraria ... escritores e bibliófilos Condes de Azevedo e Samodães, 2 vols, 1921/22; Catalogo da Livraria Duarte de Sousa, 2 vols, 1972-1974; Manual Bibliographico Portuguez de Livros Raros,..., por Ricardo Pinto de Matos e prefácio de Camilo, 1878.

- Inúmeros catálogos de bibliotecas e livrarias particulares, que foram colocados em leilão, entre os quais a de Ávila Perez, do etnólogo Francisco Lage, do crítico de arte Alfredo Pinto Sacavém, do jornalista Geraldo Soares, do bibliófilo portuense Arnaldo Coimbra da Silva, da biblioteca de Rebelo da Silva, do Dr. Américo Teixeira, Dr. Jorge Peixoto, do escritor Fran Paxeco, do engenheiro agrónomo António Romão Passos, da importante biblioteca do Dr. António Simões Baião, do Eng. Pedro Joyce Diniz, da biblioteca do Conde de Ficalho, da biblioteca preciosa do industrial José Rodrigues Simões, do Prof. Cânones Francisco Gomos, do Visconde de Juromenha, de Francisco Gomes de Amorim, do cónego F. da S. Mattos (Porto), do Barão de Vila Nova de Fozcoa, da biblioteca do romancista Arnaldo Gama, da biblioteca e Arthur de Sandão, de Antonio da Silva Tullio, de Henrique Botelho, do Visconde de Ouguella, da livraria de José Maria Nepomuceno, do bibliófilo Dr. Luiz Monteverde da Cunha Lobo de Viana de Castelo [nós por cá temos um ternura muito especial por catálogos de livrarias e bibliotecas particulares. Pode consultar o site Bibliomanias para mais registos]

- um conjunto de livros importantes e curiosos, como a Bibliografia das Bibliografias Portuguezas, de António Anselmo, 1923; o Arquivo de Bibliografia Portuguesa, sob direcção de Manuel Lopes e Almeida, 56 números, 1955 ? 1968; a Bibliografia Geral Poruguesa sec. XV ? XVI, 1941-1983; o Bibliófilo Aprendiz de Rubens Borba de Morais, S. Paulo, 2ª ed. 1975; Bibliografia sobre a Economia Portuguesa, coordenada por Amaro Guerreiro, 1958 -1967, 13 vols; vários exemplares da Livraria Lusitana e catálogos dos irmãos Santos; A Bíblia do Bibliophilos, de Xavier da Cunha, 1911; a Arte do Livro - Manual do Dourador e Decorador de Livros, por Maria Barjona de Freitas, 1941; os Jornais e Revistas de Coimbra, 1931; Bibliografia Coimbrã de Pinto Loureiro, 1964; e muitos muitos mais.