terça-feira, 11 de julho de 2006


O desportivamente correcto ou coisas do Carvalho

"Ele era daqueles que querem sempre fazer mais e melhor, mesmo quando não lho pedem. Essa qualidade, num criado, é abominável" [G-C Lichtenberg]

Estamos maravilhados. Pelo que nos avisam, a missão d'hoje - provida em embrulho muito civilizador, respeitável e sempre obediente - é reconhecer o princípio e o ensinamento da "coisa" dita correcta. A autorização para o uso do testemunho da infâmia já foi. E belos tempos foram. Hoje floresce entre nós a temporada das pombas mansas. Temos de ter majestade nos conceitos, dúvida na disputa, cerimónia nas palavras. O assunto do contraditório é sempre esculpido entre um breve insinuar do politicamente correcto, o piscar d'olhos e a eterna pancadinha nas costas. Todos bem-educados.

Na verdade, que vemos nós? Que contra a perversão da labita sempre odiosa da canalha, se exige a fineza do subtilmente correcto. Exemplos!? Tem um homem, num achaque de lhaneza, necessidade de enviar à merda um árbitro, a mulher, um jornalista, o patrão ou um primeiro-ministro, mas, hélas, deve sucumbir ao politicamente correcto e fazer fé na oratória do dr. César das Neves ou citar, se for caso disso, Paula Bobone. Mais: quando o cidadão, por exemplo, é aliviado na carteira, delicadamente, pelo notável Ministro das Finanças, deve sorrir de encantamento pátrio. É o que diz a boa língua do jornal Expresso & outros papéis de referência. Na sua casa, rezam as crónicas, o gentio luso tem o venerável compromisso de não importunar os meninos e meninas, para não ser tratado por libertino e evitar reparos de maior. De facto, os psicólogos e os sociólogos estão, como se sabe, em todo o lado. Todo o cuidado é pouco. Leia-se os relatores. E no restaurante? Aí, deve o sujeito ser fiel ao cardápio, encomendar polidamente, não escancarar a boca de protestos e jamais, mas jamais, deverá ser herege em casa alheia. A civilização, ilustremente correcta, exige-o.

Essa qualidade natural do sujeito moderno (dirá o paciente liberal em trânsito na blogosfera) é estupenda, distinta e de referência. Evidentemente para todos os não-vulgares. Mas mesmo entre os outros, os ordinários indígenas, o consenso começa a ser ecuménico. Ser correcto politicamente, literariamente, sexualmente ou desportivamente, eis a superstição recente. Estamos em pleno vitalismo neo-burguês. É o aperfeiçoamento da modernidade, o bordão da globalização, a vibração liberal, dizem.

Ora tal manual de civilidade arribou em força este Verão, via Mundial de Futebol. As croniquetas últimas foram fatais. Não há mais pachorra. Vem o caso, que uns, vítimas de dor futeboleira ou por convicção de sentinela avançada da "coisa" dita correcta, promoveram, em altos brados, essa nobre arte do desportivamente correcto num palavrório que culminou, imponente, em editorial à Manuel Carvalho. No jornal Público, tendência JMF. Com efeito, o vaidoso Carvalho, não tendo o Rui Rio à perna todos os dias, investiu sobre a generalidade dos indígenas, em particular os do futebol. Depois de aturado estudo televisivo, o escosido Carvalho sustenta que somos todos manhosos, viciosos, palavrosos (coisa perigosa!), dissimulados. No futebol e em tudo. A dor oftálmica é do Carvalho. Portanto, nada de espantos: os outros lá fora (ingleses ou franceses) são o exemplo a seguir, a raça ungida e fidalga. Por cá, só na aparência se sabe o que é o futebol. Sigamos, pois, o Carvalho. Avanti!