segunda-feira, 17 de janeiro de 2005


A mezinha de Barreto, a sabatina do Espada e o ministro Rosado Carvalho

O que seriam as nossas vidas sem as croniquetas e as oratórias dos divinos António Barreto, João Carlos Espada e Carlos Rosado de Carvalho? Decerto a dor de não tresler a tribuna sagrada de António Barreto no Público seria um tormento horrendo, um choro desvalido, uma maldade moderna. Não aludir nas conversetas de café o ímpeto neo-liberal do profeta Espada nas páginas d'O Expresso, um desaforo severo, uma insensatez pedante. Deixar de ouvir o putativo ministeriável Rosado de Carvalho e a sua economia amestrada, na SIC-Notícias, um esquecimento mesquinho. A obediência a estes preclaros doutores, que com a pena e a palavra instruem os indígenas lusos e quiçá europeus, é um sentimento nobre e a esperança que o País, embevecido, contempla a sua própria ruína. A obra libertadora com que adoçam os seus queixumes sobre a horrível ralé, a média burguesia ou o pé descalço, arrisca-se a ganhar a imortalidade. Portugal, com tais apologistas, brilhará para todos nós. Sigamos os mestres, pois.

Cumpre-nos referir, no entanto, aos sábios e inocentes pregadores que as venturosas sabatinas que temos o privilégio de atender andam tumultuosas. Esta semana, por exemplo, a mezinha de Barreto diz-nos que o problema do ignóbil Portugal pode ser resolúvel pelo pacote do sistema de círculos uninominais. Mais, não sabendo bem como seria a sua configuração, Barreto assegura-nos uma certeza: na impossibilidade de mudar de país, contra os políticos populistas e deputados inúteis, resta-nos alterar o sistema eleitoral. Era, pois, certo e sabido que doravante chegaríamos ao topo da Europa e da civilização. O povo, resignado, inculto e iletrado compreenderia, e castigaria, na sua bondade democrática, os caciques distritais e nacionais, os suspeitos do costume. Um mar de rosas.

Por fim, a sabatina de Espada sobre "O desafio do Oriente", no Expresso, é de uma grandeza libertária inolvidável. Ficámos persuadidos. Pois, se até o director do departamento de ciência política da Universidade de Sun Ya Tsen (longa vida camarada Mao) fala "inglês fluente", porque razão não entramos já nesse novo campeonato mundial de baixa de impostos!? Absolutamente, professor. E que dizer do temerário Rosado de Carvalho que garantiu na SIC, a propósito da eliminação dos benefícios fiscais, e contrariando os desígnios de Lopes & Sócrates, que se deve liquidar não uma classe média, mas duas ou três, de preferência (sic)!? Genial o douto politólogo. Ainda vai a ministro. Oremos.