segunda-feira, 18 de outubro de 2004


[S. João Baptista]

"... S. João Baptista forma com Santo António e S. Pedro a trindade dos santos de maior afeição popular. D. João I ordenou que todos os municípios o festejassem. A multiplicidade de crendices que envolveu este Santo, entrelaçaram-se no que de melhor se encontra na poesia pagã e ingénua das almas do campo. É o santo popular por excelência; a ele confiam as moças os segredos do coração, queimam-lhe alcachofras agourentas, e deitam sortes em bochechos de água que dilue nomes que se esperam. As orvalhadas tem, pela noite, ligações íntimas com os banhos sagrados. As fogueiras que os namorados saltam, no meio da roda das raparigas que dançam, têm todo o carácter do culto do fogo no solstício de verão. Este hábito, num meio superior, deu as fogueiras de Coimbra, sem lume, com cantares e danças num tablado. E não só a simetria em relação ao Natal se faz numa forma apagada de adoração do fogo (fachos e fogueiras de S. João, e cepo do Natal) mas também se nota o hábito ainda vivo de formação de capelinhas com figuras de barro (...)

Na madrugada de S. João saem as mouras encantadas a pascer o seu rebanho, a contar as mágoas de tristes emparedadas, ou a pentear no fresco das orvalhadas com pentes de ouro os cabelos de raios de sol (...) Nessa noite, pelo campo, tudo é sagrado. Nos ranchos que cantem e implorem a protecção do Santo para que as case, o orvalho é milagroso. O manjerico, o cravo, o trevo, a alcachofra, gozam de virtudes únicas (...)

[S. João Baptista, da Sé Velha de Coimbra / S. João Baptista da capela do seu nome em Portunhos (Coimbra) / S. João Baptista, do castelo da Lousã / S. João Baptista, do Espinhal (concelho de Penela, Coimbra) / S. João Baptista, cidade da Figueira da Foz / S. João Baptista, da Serra da Moita (Mouronho, Tábua, distrito de Coimbra) / S. João Baptista, da ermida da Senhora da Piedade (Lousã) / S. João Baptista, Igreja de S. João (Açores) / S. João Baptista, ilha do Pico ...]

[Luís Chaves, in Registos de Santos, 1925]