terça-feira, 5 de outubro de 2004


[A Grande Alma Portuguesa]

"... Há um Portugal triplo. Um nasceu com o próprio país: é esta alma da própria terra, emotiva sem paixão, clara sem lógica, enérgica sem sinergia, que encontrará no fundo de cada português, e que é verdadeiramente um reflexo espelhante deste céu azul e verde cujo infinito é maior perto do Atlântico. O terceiro Portugal, que encontrareis à superfície dos Portugueses visíveis (...) formou esta parte do espírito português moderno que está em contacto com a aparência do mundo. Esta terceira alma portuguesa é apenas um reflexo mal compreendido do estrangeiro; segue a civilização como um criança segue o estrangeiro que passa, por uma hipnose, não do homem, mas só do seu caminhar (...)

Há uma segunda alma portuguesa (...) Esta alma portuguesa, herdeira (...) da divindade da alma helénica, fortificou-se na sombra e no abismo. Outrora descobriu a terra e os mares; criou o que o mundo moderno possui que não é antigo, pois os outros dois elementos do mundo moderno (a substituição da cultura helénica à semi-cultura latina, obra do Renascimento italiano, e o individualismo, obra da Reforma e da Revolução Inglesa), são elementos obtidos por uma transposição de diferentes elementos das antigas religiões e civilizações: não são criados integralmente como o oceanismo, o universalismo e o imperialismo à distância que foram os resultados produzidos conscientemente pelo primeiro movimento divino da alma portuguesa, do segundo estado da Ordem secreta que é o fundo hierático da nossa vida (...)

[Fernando Pessoa, Carta ao Conde de Keyserling, Lisboa, 20 de Abril de 1930, in «A Grande Alma Portuguesa», Ed. Manuel Lencastre, 1988]