quarta-feira, 27 de outubro de 2004


Em Defesa do Diário de Notícias

Assim deve ser. O mesmo jornal que, admiravelmente, informou e formou gerações de portugueses é hoje uma caricatura do que foi. O esforço vergonhoso dos comissários políticos Luís Delgado e Mário Bettencourt Resendes, a soldo da estratégia da PT/Governo Lopes & Portas para tornar o DN um farol da Central de Informação da governação, é uma grosseria desorientada, alvoraçada e infame. E mesmo que se queira regressar ao articulado do seu primeiro número, no tempo distante de 1864, onde se lia que "não se discute política, nem se sustenta polémica", seria bom também não esquecer que se assegurava, no mesmo programa, prestar "culto à liberdade na sua mais elevada expressão".

O imprevisto bizarro destas semanas é uma descarada e intencional ingerência no normal desempenho do jornal, uma invectiva contra os seus jornalistas e um insulto à inteligência dos seus leitores. Por isso não se compreende que no decorrer embaraçante da putativa escolha de Clara Ferreira Alves e mesmo antes do efeito das suas estridentes declarações, se tenha perdido o varejo dessa dupla de apparatchiks, supra-citados, iluminados pelo desejo do poder.

E se em relação às intenções de Luís Delgado ninguém exerce o contraditório, tal a ambição desmesurada do medíocre jornalista, já a miopia política relativamente a Mário Bettencourt Resendes permanecia, dando-lhe algum benefício da dúvida em toda esta questão de "intenção conspirativa". Hoje, porém, não há qualquer ilusão. A beatitude de Bettencourt Resendes, a sua verve espirituosa, a sua irracionalidade doentia, não é uma fraqueza sua, mas outrossim a eterna manifestação da nossa grande tolerância, indolência e bom humor. E até que um dia o imprevisto nos salte porta dentro, não teremos remédio, mesmo que muitos mais Delgados & Bettencourts, sinuosamente, apareçam.