segunda-feira, 17 de janeiro de 2005



[Em 1966 "Sounds of Silence" por Simon and Garfunkel. Nunca mais fomos os mesmos. Nunca mais ficámos quietos no incêndio do nosso coração. Nunca mais.]

"Hello darkness, my old friend,
I've come to talk with you again,
Because a vision softly creeping,
Left its seeds while I was sleeping,
And the vision that was planted in my brain
Still remains
Within the sound of silence.
...
«The words of the prophets
are written on the subway walls
And tenement halls»
And whisper'd in the sounds of silence". [The Sound of Silence]

Locais: Simon and Garfunkel / Simon and Garfunkel / The Simon and Garfunkel Homepage / Poet Musician Artist - A Critical Commentary / The Sound of Silence / The Sound of Silence (Lyrics) / Sounds Of Silence (Lyrics - tradução)

sábado, 15 de janeiro de 2005


[A Bem da Nação]

"Os homens parecem-se como corvos de olhos fixos que levantam voo por sobre os cadáveres e todos os peles-vermelhas são chefes de estação" [Francis Picabia]

Desfilaram esta semana um conjunto apreciável de sujeitos nas festas eleitorais. Enquanto a gravidade económica do país era assinalada, curiosamente também pelos que mais participaram na sua mediocridade, cá dentro e nos países civilizados, os diferentes espíritos da coisa pública, em discursos buliçosos, entravam no mais perfeito dislate. Supõe-se que os parcos aplausos eram todos "a Bem da Nação".

A crónica inicia-se pela apologia inenarrável do despeitado turista acidental, Morais Sarmento, a banhos em S. Tomé. A fraseologia usada revela-se de pouca singularidade. Fosse o ministro Sarmento um qualquer gentio da província, um ilustre desconhecido da administração pública, tivesse vestido a farpela fútil d'algum secretário de estado ou ministro-a-dias, que a palestra em sua defesa não existiria. O tiroteio seguido de intensa emoção, que o facto desvelaria, percorreria o país de lés-a-lés, e os frémitos contra o desafortunado turista produziriam em todas as bancadas espasmos colossais. Mas o homem era outro. Neste caso, passe o dito cheio de graça de Lobo Xavier que jura que Sarmento é homem de sucesso (curiosamente, todas as luminárias da politica o são, caso do próprio Xavier), a classe política juntamente com alguns opinion makers de serviço à Nação fizeram a desafronta e chibataram a plebe. Que não deve ter gostado da reprimenda.

Quanto ao cada vez mais clone de Santana Lopes, o eng. Sócrates, o caso é deveras admirável. A sua afoiteza em jurar eterno apoio do Estado aos mais pobres, "aqueles que se encontram abaixo do limiar da pobreza", fez lembrar com eterna saudade o outro engenheiro, de nome Guterres. A gaffe é elucidativa. A história repete-se. Como dizia o outro, "a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa". A peça espectaculosa sobre a eliminação ou não dos benefícios fiscais num futuro governo de Sócrates foi clarificadora. Diz-se uma qualquer coisa, não importa o quê, contra o governo com a alegação que a classe média é penalizada, que não há equidade fiscal, e noutro momento, imperturbavelmente, faz-se o elogio da estabilidade fiscal Santanista. Não há paciência para iluminadores assim. Ninguém resiste a tal grotesco.

Leilão de Livros na Leiria & Nascimento
[Dia 19 de Janeiro, 15 h e 21,30h - Pavilhão das Exposições da Tapada da Ajuda]

O primeiro leilão do ano inicia-se com um conjunto de valiosas e estimadas peças, catalogadas por José Vicente (da Livraria Olisipo), a cargo da leiloeira Leiria & Nascimento, "provenientes de várias bibliotecas", que pode ser consultado on line.

Algumas referências: Breve Compendio Di Maravigliosi Secreti Appronati con felice sucesso nelle Indisposition Corporali ..., de Fr. Doménico Auda... Per il Remondini (Séc. XVII) / Dom Miguel, ses Aventures Scandaleuses, ses Crimes et son Usurpation, Par un Portugais de distinction.Traduit par J. B. Mesnard. Paris. Ménard, Libraire, 1833 (Feio Barreto, obra publicada anónima) / Vida do Apostólico Padre António Vieyra da Companhia de Jesus Chamado..., pelo Pe. Andrade Barros, 1746 / Luz, & Calor Obra Espiritual..., pelo Pe. Manuel Bernardes, 1724, 2ª ed. / Historia Dela disunione del Regno di Portugallo..., scritta Dal Dottore Giovanni Battista Birago, Novamente Corretta, emendada illustrada, 1647 (rara) / Epitome Chronologico Genealogico & Historico, ... composto pelo Padre António Maria Bonucci, 1706 [«O autor foi missionário no Brasil e secretário do Padre António Vieira. Fez recolha e cópia de cerca de 300 cartas do Pe.A.Vieira, que enviou ao Papa Clemente XI»] / Opera Varia Quorum posthac exstat Catalogus Cum Indicibus necessaris & ... Geneve, por Robert Boyle, 1677 / Os Lvsiadas De Lvis de Camões, Lisboa, Paulo Paulo Craesbeeck, 1644 (raro) / Art de la Guerre par Príncipes et par Regles ..., por Jean François Chastenet Marechal de Puysegur, 1749, II vols / An Universal History of Arts anda Sciences ..., por Dennis de Coetlogon, London, 1745, II vols / Dell'Vnione Del Regno Di Portogallo Alla Corona di Castiglia..., de Ieronino Conestaggio ["também é atribuída a D. João da Silva, Conde de Portalegre", Rara], 1592 / Dicionário de Adágios e Princípios Jurídicos, de António Simões Correia, 1958, II vols (raro) / Tratado Singular Composto de Regras Certas e infalliveis, pelas quaes se descobrem os, principios por onde se purifica, affina, e legalmente se póde fabricar prata com pureza ..., por Luís Gonzaga da Costa, 1709 (raro) / Voyage Pittoresque et Historique au Brésil..., de J. B. Debret, Rio de Janeiro, 1965, III vols / Mort D'Abel Poème de Salomon Gessener, A Paris, 1793 / Saducismus Triumphatus Or Full and Plain Evidence Concerning Witches and Aparitions..., por Joseph Glanuil, 1682, II vols [«Rara obra sobre Aparições, Levitação, Bruxaria, etc»] / A Lanterna. Folha Política, Lisboa, 1868 (a 1871) / Historia y Tragedia de los Templários, Por Santiago Lopes, Madrid, 1813 / [Ms] Certidão da Torre do tombo, assinada pelo Cronista Gomes Eanes de Zurara e D. Afonso V, contendo as inquirições das Igrejas de S. Paio de Roilhe, julgado de Penafiel, feita por D.Afonso, Conde de Bolonha, e da Vila de Mós, passada a 14 de Junho de 1463 / Primera y Segunda Parte de La Diana de George de Montemayor, Madrid, 1622 / Collection Historique dês Ordres de Chevalerie Civils et Militaires existant chez les différens peuples du Monde, suivie d'un tableau chronologique des ordres éteint, por A. M. Perrot, 1820 / O Minho e as suas Culturas, pelo Visconde de S. Romão, 1902 (raro) / Secreti Nobilissimi Dell'Art Profvmatoria..., in Venetia, 1678 [«Raro tratado de cosmética seiscentista. Publicado anónimo»] / Historia da guerra Civil e do Estabelecimento do Governo Parlamentar em Portugal..., por Simão José da Luz Soriano, 1866-1890, VIII tomos / Reflexions sobre El Derecho Espiritual y Temporal del Ordem de Calatrava..., por Plácido Francisco Sotelo, 1767

quarta-feira, 12 de janeiro de 2005


In Memoriam de Augusto Nunes - Livreiro Alfarrabista

Um dos mais estimados alfarrabistas de Lisboa, um dos mais queridos profissionais que gerações de amantes dos livros conheceram e respeitaram, faleceu no passado dia 9 de Janeiro. Um cidadão exemplar.

Augusto Nunes, o Nunes de Benfica como era conhecido, com livraria aberta na Rua São Domingos de Benfica nº 5, em Lisboa, era um homem notável, um homem bom e um excelente profissional. As suas histórias sobre bibliotecas e livros, que amava exemplarmente, as curiosas peripécias passadas ao longo da sua vida na profissão que orgulhosamente gostava, a franca amizade que mantinha com todos os amantes dos livros, novos ou velhos, são sentimentos de um espírito bom. Um virtude rara.

A sua perda é irreparável. Decerto que todos os seus clientes e amigos se sentem consternados pela triste notícia e apresentam as mais sentidas condolências à sua família, em especial ao seu filho, que continuará a obra do seu ilustre pai. Que descanse em paz.

terça-feira, 11 de janeiro de 2005


Alberto Giacometti [m. 11 Janeiro de 1966]

"Tout n'est qu'apparence, non?" [A. Giacometti]

Locais: Alberto Giacometti Page / Alberto Giacometti / The Museum of Modern Art / Alberto Giacometti (1901-1966) / Alberto Giacometti Stampa (Grisons), 1901 - Coire, 1966 / Guggenheim Museum

Nos 80 anos passados da morte de António Sardinha [10/01/1925]

"... o Amadis é o espelho cristalino da profunda natureza lírica da nossa raça. A delicadeza do seu coração não exclui das práticas vigorosas de cavaleiro intemerato. Lembremo-nos de que, sendo estruturalmente lírico o génio português, não deixamos de ser por isso um povo de acção, - um ninho permanente de descobridores e de navegadores. A nossa epopeia que, além de nacional, é cheia de universalismo em relação ao sonho inquieto da Renascença, por quem foi concebida e escrita, senão por um lírico? O que é o mito supremo do Encoberto senão uma condensação colectiva de lirismo? (...)

(...) E, transmitido dos Cancioneiros ao Amadis, prolonga-se em inolvidáveis criações literárias da Menina e Moça à Diana, de Jorge de Montemor ..."

[António Sardinha, "Um romântico esquecido", in Nação Portuguesa, IV Série, tomo I, 1946]

Maçonaria Portuguesa

[a propósito das afirmações de Paulo Noguês, citadas no jornal Público, em que era dito que a maçonaria portuguesa "ou tem capacidade de projectar o futuro ou acaba"]

"... Em quanto o Maç. vulgar, satisfeito com uma apparencia mystica, se contenta se saber pronunciar algumas palavras, de que ignora o verdadeiro sentido, o Maç. philosopho se lança aos séculos passados, e lá vê as causas primeiras e os fins reaes da Instituição Maç. (...) [in Historia da Franc-Maçonaria ou dos Pedreiros Livres pelo autor da Bibliotheca Maçónica [Miguel António Dias], capítulo IV, Lisboa, 1843]

"A Bulla do papa João XXII de 19 de Março de 1319, pela qual foi fundada a Ord. de Christo em Portugal; a Ractificação da mesma por el-rei D. Diniz, feita em Santarém aos 5 de Maio do mesmo ano; e a Bulla do Papa Júlio III, de 4 de Janeiro de 1551, pela qual se fez a união dos Mestrados das Ord. de Christo, de San-Iago, e Aviz, à Coroa Portugueza, são documentos irrecusaveis, e provam que a Iniciação primitiva, fonte de Franc-Maç. actual, existiu primeiro em Portugal, do que em outras Nações da Europa (...)" [in Annaes e Codigo dos Pedreiros Livres em Portugal pelo auctor da Bib. Maç. e Arch. Mystica, etc, , p. 4 , Lisboa, 1853]

[Nota: o autor, a partir do que foi acima transcrito, procura, curiosamente ou não tanto, demonstrar que a origem da introdução da maçonaria em Portugal nada deve à Ordem dos Templários e muito menos à Ordem de Cristo, dado afirmar, estranhamente, que tais Ordens nada tinham de iniciáticas. Seja como for, os vários livros publicados, anonimamente, por António Miguel Dias são fundamentais para a história da Maçonaria Portuguesa]

"... Por conclusão, diremos mais que Portugal precisa reformar a sua Maçonaria, reduzindo todos os Ritos e todos os Orientes a um só Rito, e a um só Oriente - Não se diga que uma reforma entre os maçons portuguezes é hoje impossível: pelo contrário, sendo desejada de todos os verdadeiros maçons, como é, só lhe falta quem do coração lhe dê um impulso franco e sincero ..." [in Arch. Mystica do Rito Francez ..., 5843 (aliás 1843)]

Dashiell Hammett [m. 10 Janeiro de 1961]

"Hammett gave murder back to the kind of people that commit it for reasons" [Raymond Chandler]

"... Em Hammett, a conexão entre literatura e vida é radical e se processa de modo especialíssimo. Sustentei isso em outras ocasiões, e insisto: o melhor dele são os contos da fase inicial. Com o tempo, ganhou em fôlego e ambição, mas Estranha Maldição (The Dain Curse) é reciclagem de contos, emendados um ao outro. Sua última narrativa, A Ceia dos Acusados (The Thin Man) é, notoriamente, a mais fraca. Mesmo na obra-prima, O Falcão Maltês, há reaproveitamento de contos e inconsistências. Seu livro mais bem-acabado é aquele mais próximo do romance social, A Chave de Vidro. Encerrado o período produtivo de 12 anos, não fez mais nada. Tentou, buscou outros caminhos, saindo da esfera das histórias de detective, mas não conseguiu nem mesmo expandir lampejos de narrativa psicológica, a exemplo do belo conto Medo de Tiro, que está nesta colectânea, Tiros na Noite, sobre o covarde moribundo que, depois de seu único ato de coragem, quer refazer a vida para ir atrás de todos os que o haviam humilhado (...)" [ler aqui]

Locais: Dashiell Hammett (1894-1961) / Dashiell Hammett / Dashiell Hammett Biography / Dashiell Hammett / All about Dashiell Hammett / Bibliography / Dashiell Hammett / Dashiell Hammett (1894-1961) Guía de lectura / Dashiell Hammett e os mistérios da criação literária: um depoimento e um poema

segunda-feira, 10 de janeiro de 2005


O turista Morais Sarmento

Morais Sarmento, numa ladainha déjà vue, deplora a "lamentável falta de sentido de Estado" dos portugueses que pagam os seus impostos, que não usam e abusam dos privilégios do aparelho do estado (que ainda os há, pasme-se!) e que, muito justamente, consideram despropositado a fadiga do turista Sarmento em terras de S. Tomé e Príncipe, em suposto trabalho porfiado de cooperação no audiovisual. Numa linguagem de trapos, o ministro da Presidência consente que o seu gabinete pronuncie uma enternecida e putativa indignação ministeriável aos estupefactos indígenas lusos, de uma grosseria nunca vista. Bem podem os habituais colunistas da pátria reclamarem, mais uma vez, da inveja lusitana, da grosseria do lumpen, da latrina da plebe. Sabemos os que os move.

A historieta é de tal modo dementada, que Santana Lopes se aproveitou, de imediato, do vigor emotivo e patriótico do seu ministro, para se dissociar do seu extenuante trabalho. A vingança em Santana Lopes costuma servir-se fria. De outro modo, o encantador presidente da RTP, misteriosamente nada nos diz sobre as desventuras do seu patrão em terras de S. Tomé. Afinal, se o incansável presidente da RTP não tem autonomia para assinar acordos na sua área, necessitando dar boleia a outros, para que é que serve? Pode-se saber?

domingo, 9 de janeiro de 2005


n. Kurt Tucholsky [9 Dezembro 1890-1935]

"Nothing is more difficult and nothing requires more character than to find oneself in open opposition to on's time and to say loudly: NO!"

"Si les élections pouvaient changer le cours des choses, elles seraient interdites"

"La censure n'existe pas en Suisse, mais elle y fonctionne très bien"

"People in Europe are proud of:
Being German.
Being French.
Being British.
Not being German.
Not being French.
Not being British" [K.T., in What People are Proud of in Europe, 1923]

"Ach, tivemos muitos senhores,
Tivemos tigres e hienas
Tivemos águias e porcos
Se foram melhores ou piores?
Ach, a bota sempre foi igual à bota.
E em nós deu,
Compreendem, quero dizer,
Que não precisamos doutros senhores
Senão de nenhuns" [K. T., trad: noosfera]

Locais: Kurt Tucholsky Literaturmuseum / Kurt Tucholsky - Gesellschaft / Kurt Tucholsky / Biographie / De la Philosophie Sociologique des Trous (Kurt Tucholsky) / Départ (poème de 1928) / A nosa terra: Kurt Tucholsky / Kurt Tucholsky Jornalista e escritor alemão / Kurt Tucholsky (poesia) / Tucholsky e Karl Kraus

"They who lose today may win tomorrow" [Cervantes]

A cantilena do nosso amigo inglês, bem nutrido de Cervantes, sobre aquele jogo no sítio d'Alvalade, pareceu-nos adulterada. Os brados da rapaziada verde eram pouco misericordiosos. O inglês não mostrava desvelo algum pelo pormenor. Bem tentámos apelar ao pecador, fã incondicional de Ferguson, para a generosidade do seu fervor à lide da bola, como se estivesse em Old Trafford. A imaginação não ocorreu, ao que julgamos.

Lá explicámos, que nada mais humilhante que brincar ao futebol sem qualquer espírito de confiança, linha de rumo, fio de jogo, eu sei lá que mais. Até, por iluminação divina, revelámos compreender o modo com que os vermelhos da Sagrada Luz, permitiram deixar correr o cerimonial do jogo a favor dos abnegados jovens d'Alvalade. A rédea solta ao ímpio era para confundir, tá claro. O tom paternal não vingou. O amigo inglês começava, logo, a falar do Bruno Aguiar, dum tal João Pereira, daquele velho senhor que estava sentado no banco a ordenar.

Bem tentámos replicar que o que gramávamos era que o Filipe Vieira & Veiga concorrem-se à câmara do Porto, lado a lado com o exemplo vivo do intelectual tripeiro, Pôncio Monteiro & Costa, Inc.. Mas não houve convencimento. Há momentos em que o coração não pratica discursos, só prantos. E se o inglês continuava pouco complacente ... Valeu-nos um bar irlandês, para nossa vingança. O amigo de Sir Alex restou um túmulo. Fomos felizes na táctica escolhida.

n. em Setúbal Luísa Todi [9 Dezembro 1753-1833]

"... Não se sabe exactamente qual foi a primeira actuação de [Luísa] Todi no estrangeiro, mas tudo indica que foi em 1777, quando cantou "Le Due Contesse", de Paisiello, no King's Theatre de Londres. Foi, no entanto, em Paris, que obteve a consagração graças à sua actuação nos Concerts Spirituels (1778). Foi numa segunda fase destas apresentações (em 1783) que estabeleceu uma acesa rivalidade com a alemã Gertyrud Mara, a qual dividiu o público entre "maristes" e "todistes". Segundo as críticas publicadas na época, Mara parece ter-se distinguido sobretudo pela bravura e pelo virtuosismo, enquanto Todi, que possuia uma voz de meio-soprano, é elogiada pela sua apetência para ópera séria, pelo seu excelente "cantabile", a clareza de articulação, o domínio das línguas, a emoção e os seus dotes de actriz - uma lista de qualidades que fazem dela uma intérprete de extrema modernidade (...) [ler aqui]

sábado, 8 de janeiro de 2005


Já tomou seu bridge hoje?

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can" [Mark Twain]

Nos tempos em que afogávamos a devoção às respeitáveis virtudes dos lentes de Coimbra, em afectuosa gratidão e máxima reverência, era certo e sabido que por clemência à sebenta nos espraiávamos, madrugada dentro, no empreendimento bridgístico. A máxima era sempre a costumeira citação de Kaplan: "a terrible year for wine but a great year for bridge players". Certo, era que a confissão nunca foi provada. Ao sacrifício das aulas apurávamos nos mistérios do vinho e na observância do cumprimento do bridge.

O reparo do ilustre jogador americano não nos afectava, por aí além. A rua dos Combatentes tinha sempre resguardo oportuno, que interpretávamos muito bem, principalmente quando a crueldade dos dizeres do marquês de Severo sobre os ditos não terminava, invariavelmente, em religiosas reflexões para enólogos assombrados. O zelo assim manifesto dava alento para as adversidades da madrugada, feita de contagens de mão, contratos doidivanas, choros a vazas perdentes, squezzes à la mode, falta de mãozinhas para o outro lado ou apuramentos pífios, sempre à sombra do morto que castigava, entretanto, em vazadas de um trago, um qualquer Douro amigo. Tempos gloriosos. Que hoje confirmámos.

Já tomou seu bridge, hoje?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2005


n. em Lisboa, Pe. Teodoro de Almeida [7 de Janeiro de 1722-1804]

"Compôs os seis primeiros tomos da Recreação Philosophica levado do louvável impulso de utilizar aos que não possuíam princípios elementares, e preferiu a fórmula de diálogos, nos quais procurou ser claro, adoptando um método fácil para as inteligências vulgares. Daqui nasceu que esta obra, deficiente já no seu tempo, foi pouco estimada dos entendidos na matéria, censurando-se-lhe algumas opiniões singulares, como por exemplo, a substituição da teoria newtoniana da luz. Tacharam-na também, quanto à forma dialogística, de pouco peso nas objecções do filósofo peripatético, que facilmente o pedagogo destruía, incutindo a opinião própria. Contudo, é inegável que este escrito com todos os seus defeitos, concorreu muito para excitar a leitura de obras mais graves, e para difundir notavelmente o gosto pelo estudo das ciências naturais, então concentradas nas academias, e fora do alcance dos curiosos. Foi um serviço do P. Almeida, que é hoje reconhecido, e por esta razão o apresentamos como facto principal da sua biografia literária. Dos quatro volumes que completam as Recreações, nada diremos, se não que a apologia da religião, assunto dos dois últimos, foi ditada por boas intenções? [in Dic. Bibliographico Portuguez de Inocêncio F. Silva, tomo VII]

Algumas Obras: Recreação Filosófica ou Diálogo sobre a Filosofia Natural, para instrução de pessoas curiosas que não frequentaram as aulas, IV tomos, 1751-1757 / O Feliz Independente do Mundo e da Fortuna, III vols., 1779 / Cartas Fysico-mathematicas de Theodosio a Eugénio, para servirem de complemento à Recreação Filosófica, 1784 [saíram sob pseud. de Dorotheu de Almeida] / Formosura de Deus, indeferida e declarada por suas muitas perfeições, assim como a frágil capacidade humana é possível, 1785 [obra atribuída] / Methodo para a Geographia, 1787 / Sermões, III vols., 1787 / Lisboa destruída (poema), 1803 /.../

Locais: Padre Teodoro de Almeida / Teodoro de Almeida, divulgador da Filosofia Natural / Teodoro de Almeida 1722-1804 / Recreación filosófica o diálogo sobre la filosofía natural para instrucción de personas curiosas que no frecuentaron las aulas (on line)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2005


Santos com vida ou vida de santos

"Cogitationes meae ... torquentes cor meum" [Job XVII.V.II.]

Movidos por letargia para o sofá, que a vida está fantasiosamente sonolenta, confessamos, vergonhosamente, que não sucumbimos ab lib aos abraços de Morfeu, esta segunda-feira última. Caso curioso, diga-se. Tudo isso porque uma epidemia de economistas e politólogos encartados protestou piedosas súplicas na venerável TV, já o dia estava alto e convidativo à poeira da livralhada.

Meus amigos: a fala de esperança e caridade de César das Neves, quando confrontada no dificultoso diz-kurso positivo de Nogueira Leite, ou com os exercícios espirituosos de Luís Campos, ou até mesmo nos terríveis golpes atenazantes de Paulo Rangel, sem esquecer a habitual penetração intelectual da funcionária pública Fátima Bonifácio, fez-nos ver claramente visto. O santo César era um adorno de eloquência, no invés de um caturra saloio.

Empalidecemos. Claramente surge que o nosso affaire d'honneur entre lúbricos papéis seria a nossa desgraça. Assim despojados do terrível alívio de ver o César entre iguais, ficámos tão sensíveis e arrebatados que o nosso horizonte só podia raiar com a leitura das listas de candidatos a deputados. O que fizemos. Imediatamente nos rebolamos no sono dos justos, em merecido descanso. A natureza está sempre disponível a aparecer na ocorrência de uma desgraça. Eis uma boa virtude.

Revista Almanaque

Almanaque, revista de Lisboa sob o patrocínio de J. A. de Figueiredo Magalhães "proprietário da Editora Ulisseia" [Daniel Pires, in Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do Século XX, 1900-1940, Edições Grifo, que seguimos doravante], com 18 números publicados, entre Outubro de 1959 a Maio de 1961. Teve no seu conselho de redacção, Cardoso Pires, Sttau Monteiro, Alexandre O'Neill, Baptista-Bastos, José Cutileiro, Augusto Abelaira, arranjos gráficos de Sebastião Rodrigues, João Abel Manta, fotografia de Armando Rosário, Eduardo Gajeiro, Mário Novais, João Martins e João Cutileiro, desenhos de Abel Manta, Câmara Leme e Pilo da Silva. Revista literária de assinalada importância na vida social e cultural de então, constitui no dizer de Daniel Pires, "uma radiografia rigorosa dos acontecimentos que marcaram a época". Convém referir que a maioria dos seus artigos não eram assinados e só o testemunho de alguns e a recordação de outros permite fazer o seu registo. De entre a colaboração prestada refira-se: Vasco Pulido Valente (vide artigo da Kapa nº1), Carlos de Oliveira, Eugénio de Andrade, José Gomes Ferreira, Palla e Carmo, Reinaldo Ferreira, etc..

"Um almanaque, dizem as enciclopédias, é um livrinho de calendário, bem medido e matérias várias de instrução e recreio, tábuas, coisas de todo o gosto, etc., etc., etc. (...)
Almanaque, não se sabe bem porquê, tem um certo sabor a ornato, a antiqualha e a papel amarelecido. Cheira a naftalina e anda salpicado de provérbios muito conselheirais, que se contradizem uns aos outros, e de anedotas de soldados que não conhecem a mão esquerda.
Ora, este almanaque é um verdadeiro irreverente dessa gloriosa família de anciãos. Vem ao gosto moderno, segundo a «linha 1959», trata por tu o teatro de Beckett e Ionesco, os escritores da Beat Generation, os Pat Boone ou os Georges Brassens, os íntimos de Françoise Sagan e as verdadeiras causas do caso Pasternak. Só não conhece os segredos sos painéis de Nuno Gonçalves, mas há-de chegar lá um dia (...)" [in Almanaque, nº1, Outubro de 1959, em nota de abertura]

Ex-libris in Virtual Museum

quarta-feira, 5 de janeiro de 2005


François Villon [n. 5 Janeiro de 1431 ?]

«Hé! Dieu, se j'eusse estudié,
Ou temps de ma jeunesse folle,
Et a bonnes meurs dedié,
J'eusse maison et couche molle,
Mais quoi? Je fuyoie l'escolle,
Comme fait le mauvais enfant.
En escripvant cette parolle,
A peu que le cuer ne me fent.
»

[François Villon, Le Testament]

"Aqui se fecha o testamento
E se finda o pobre Villon.
Vinde, pois, ao sepultamento,
Quando ouvirdes os carrilhões,
Em trajes rubro-vermelhões .
Foi mártir do Amor a servir,
Isso jurou por seus colhões
Quando mundo quis partir.

E julgo bem que ele não mente,
Pois foi banido sem razões
Dos amores, qual cão demente.
Tal que daqui a Rossillon
Nem espinhos nem esporões
O pouparam, diz sem mentir,
De ferir-se com aguilhões,
Quando do mundo quis partir ,,,"

[François Villon, Outra Balada, trad. Sebastião Uchôa Leite]

Locais: François Villon / Société François Villon / Versos do poeta marginal François Villon ganham reedição / Le Grand Testament / Poésie

A arte de viver contente em quaesquer trabalhos da vida

"Trabalho: do latim tripalium, instrumento de tortura" [JH]

Utilíssimo para todos os bloguistas com prodígios obrados nos seus posts, nova terra de cativeiro eleitoral & ultríssimo remédio para melhorar a impressão, este aviso ao mulherio ou appendix à natureza do mal por um esteta fiel. Não é uma escrita para dar uma de oftálmica por isso não precisa de almofada. Os requebros & meneios são uma imagem venerável (ver cliché ao lado), sempre muito retratada em distintos assuntos onde a fantasia inflamada e a devassidão conspícua são empresa colossal e de grande "construído estético". Não nos foi adiantada a magna questão de saber porque "não é propício ao acto sexual ter os pés frios", como assegura Aristóteles nos Problemas, mas decerto abundam as manufacturas em toda a cidade de Coimbra para o provar, como é mister.

Terminamos com abundância, citando O Jardim Perfumado:

"... Fiando como uma aranha sempre ocupada.
Disseram-me:«Por quanto tempo continuarás?»
Respondi-lhe:«Trabalharei até morrer»"

Fiat lux
[No Parlamento]

"... No Parlamento não está a representação nacional, está a representação oficial; não está uma representação espontânea, nobre e sentida, está uma representação ensinada e assalariada. O governo pode contar com essa, porque a educou, e porque a afeiçoou a si; o governo a maioria são como duas figuras duma tragédia, que se falam e replicam, de há muito ensaiadas nos bastidores (...) Aquela representação não é nacional, é ministerial: não representa o povo que a rejeita e que a censura, representa simplesmente os homens que lhe dão os cargos opulentos e os estipêndios largos; a maioria é o corpo diplomático do governo; ele trá-la ostentosa e bem fardada, e engorda-a com a magreza do povo ..."

[Eça de Queiroz, in Distrito de Évora, 14 Março de 1867]